Ações

Saiba quais são os resultados públicos do nosso projeto

Materiais para download

Com o objetivo em contribuir para o aperfeiçoamento das Cadeias do Açaí, da Castanha e do Pescado, disponibilizamos publicamente conteúdos para download que são resultado da interação entre pesquisadores, gestores e produtores.

Livro: Tecnologias sustentáveis: análise do extrativismo do açaí, da castanha-do-brasil e da pesca artesanal no Estado do Amapá

O leitor e a leitora encontrarão nas páginas deste livro uma contribuição ao debate sobre tecnologia, conservação ambiental e geração de renda. Mas, além dessa contribuição, o texto também incorpora experiências e alternativas tecnológicas que podem subsidiar o trabalho de extrativismo das cadeias do açaí e da castanha-do-brasil, assim como da cadeia do pescado.

Cartilhas de Manejo

Estas Cartilhas têm por finalidade analisar as cadeias do nosso projeto pois, embora sejam atividades bastante tradicionais, é possível aperfeiçoá-las as com o objetivo de trazer mais renda e fortalecer os ecossistemas. Ao se aproximar o conhecimento técnico-científico da experiência tradicional, fortalece-se a qualidade da produção e conscientização quanto à relação entre extrativistas, cooperativas e órgãos governamentais.

Cartilha AÇAÍ

Cartilha CASTANHA

Relatório Signos Distintivos: Marcas e Indicações Geográficas

Este relatório, de caráter introdutório busca discorrer junto ao público leitor, o qual pode estar envolvido com as cadeias produtivas das mais variadas formas possíveis, sobre como os instrumentos dos signos distintivos coletivos podem agregar valor ao produto em questão. As três cadeias geraram interesse especialmente por se tratarem de alimentos e produtos fundamentais para a economia do extrativismo florestal amapaense.

Clique abaixo para o download do relatório

Relatório de Implantação de Viveiro para Castanha e Composteira para Reaproveitamento de Resíduos

O objetivo foi implantar um viveiro de produção de mudas de castanha da Amazônia com a finalidade de utilização por cooperativa, assim como propor o reaproveitamento de resíduos da castanha por meio de um processo de compostagem, ambos implantados na área de propriedade da Cooperativa Mista Agroextrativista dos Produtores do Vale do Jari – COOPERFLORA, com sede no município de Laranjal do Jari, AP.


Clique abaixo para o download do relatório

Clique abaixo para o detalhamento da composteira

Clique abaixo para o detalhamento do viveiro

Estudo de Resíduos Sólidos

A presente instrução destina-se a toda pessoa física ou jurídica que possua pelo menos um estabelecimento no qual se realize algumas das seguintes atividades: beneficiamento, processamento, fracionamento, armazenamento e transporte de açaí, subprodutos e resíduos de valor econômico.

Clique abaixo para o download do estudo

Catálogos de Patentes

As tecnologias aqui elencadas dizem respeito diretamente às cadeias que receberam enfoque e atenção específicas pelo Projeto de Verticalização. Aqui está contida uma variedade de pedidos ou registros de patente sobre estas cadeias, com uma série de informações acessíveis, sistematizadas e objetivas.​

Catálogo AÇAÍ

Catálogo CASTANHA

Catálogo PESCADO

Assistência Técnica às cooperativas extrativistas do Amapá

Esta iniciativa elaborou projetos arquitetônicos, como proposição, para construção de novos espaços, ou para adequação dos espaços físicos existentes nas cooperativas das comunidades extrativistas do Amapá à normatização dos Órgãos fiscalizadores de produção.

Clique abaixo para o download do relatório

Observatório do Setor Produtivo do Amapá

O principal objetivo do projeto é melhorar o processo de compra e venda de alimentos escolares através de um “Sistema Web”, possibilitando o acesso ao histórico das transações, a impulsão da economia local e a eficiência na utilização dos recursos públicos. A motivação do projeto é dar visibilidade e ao mesmo tempo ter controle da produção agrossilvipastoril do Amapá, por meio da informatização da produção e das demandas escolares.

Plano de Negócios: fábrica modelo de processamento de Açaí

A presente instrução destina-se a toda pessoa física ou jurídica que possua pelo menos um estabelecimento no qual se realize algumas das seguintes atividades: beneficiamento, processamento, fracionamento, armazenamento e transporte de açaí, subprodutos e resíduos de valor econômico.

Clique abaixo para o download do plano

Plano de Marketing da Fábrica Modelo de Processamento de Castanha

Este trabalho objetivou construir o Plano de Marketing da Fábrica Modelo de Processamento de Castanha-do-Brasil (amêndoas desidratadas), com base conceitual de posicionamento estratégico, a responsabilidade socioambiental (cooperativismo e valorização das famílias extrativistas) e na origem e qualidade do produto.

Clique abaixo para o download do plano

Plano de Marketing do Açaí

Este trabalho objetivou construir o Plano de Marketing do Açaí, com base conceitual de posicionamento estratégico, a responsabilidade socioambiental (cooperativismo e valorização das famílias extrativistas) e na origem e qualidade do produto.

Clique abaixo para o download do plano

Relatórios da capacidade produtiva das cooperativas do Açaí

Nos presentes relatórios, foi realizado o levantamento de dados sobre o potencial produtivo das cooperativas do projeto ligadas às cadeias do Açaí. Tal estudo busca subsidiar o ordenamento da cadeia produtiva, realizar o mapeamento e levantamento da capacidade de produção das áreas de coleta de fruto do açaizeiro.

Clique abaixo para o download do relatório da cooperativa AÇAÍCOOP

Clique abaixo para o download do relatório da cooperativa CAMAIPI

Clique abaixo para o download do relatório da cooperativa COOPAST

Relatórios da capacidade produtiva das cooperativas da Castanha

Nos presentes relatórios, foi realizado o levantamento de dados sobre o potencial produtivo das cooperativas do projeto ligadas às cadeias da Castanha. Tal estudo busca subsidiar o ordenamento da cadeia produtiva, realizar o mapeamento e levantamento da capacidade de produção das áreas de coleta.

Clique abaixo para o download do relatório da COOPMARACÁ

Clique abaixo para o download do relatório da COOPERFLORA

Clique abaixo para o download do relatório da comunidade de Água Branca do Cajari